Prosa, poesia, conexões quânticas, dicas de redação e de leitura, comentários, reflexões… Palavras em infinito movimento!

O hífen tem a função de unir palavras, com a notação léxica  –

O foco principal da mudança, estabelecida no acordo ortográfico, foi em relação à união de um prefixo, ou de um elemento que pode funcionar como prefixo, a uma palavra. Contudo, é ainda matéria controvertida, que deve ser melhor definida ao longo do tempo. Por enquanto:

 

Usa-se hífen quando…

 

…Une um prefixo a uma palavra iniciada por h:

superhomem2O co-herdeiro reagiu mal à divisão de bens. Acreditava tratar-se de um super-homem, capaz de implementar melhorias em um eletro-higrômetro (vejam vocês!) e de ser ex-habitante, com hiper-histórias para contar, de um mundo inter-hemisférico, desconhecido dos demais. Talvez, um mundo pré-histórico, mas, com certeza, do mal, já que o deixou longo tempo em estado diagnosticado como pós-hipnótico.

Cuidado com as “pegadinhas”:

1) No caso de subumano, admitia-se a grafia (não preferencial) sub-humano. Agora, só é válida a primeira, ou seja, subumano.

2) Não se usa hífen também nas formações que contém os prefixos des e in, porque o segundo elemento perdeu o h inicial, como em desumano, inábil, inumano.

 

…Une um prefixo terminado em vogal à palavra seguinte SE essa palavra começar pela mesma vogal:

 Desceu do micro-ônibus cantando. Assim que chegou em casa, colocou no micro-ondas o que restou do almoço de ontem. Depois, foi fazer os cartazes, grafando anti-imperialismo e anti-inflação em letras garrafais. Afinal, todos temos arqui-inimigos, que sempre contam com muitos contra-argumentos e contra-atacam, quando podem, de forma impiedosa. Na pré-estreia da passeata, estava ultra-apressado e sobre-excitado. Tanto, que pediram que ele se auto-observasse e só voltasse quando estivesse garantido que se tratava de um estado, já em declínio, de ante-estresse.

Cuidado com a “pegadinha”:

1) No caso do prefixo co, há em geral uma aglutinação com o elemento seguinte, mesmo quando iniciado por o, como em cooperação, coordenar, cooperar, coobrigação etc.

Saiba mais: O prefixo anti tem sentido de contra, em oposição a. Já o prefixo ante leva à ideia de antes de.

 

…Une um prefixo terminado em consoante à palavra seguinte SE essa palavra começar pela mesma consoante:

Quem me dera deixar de ser sub-bibliotecário para entrar no pinceis1mundo das artes, como um pintor hiper-realista, talvez um escritor pós-simbolista ou um artista super-radical. Nada disso. Mesmo enfrentando uma super-resistência da minha parte, o despertador me acordou. Tinha sido apenas um sonho inter-recorrente.

Cuidado com as “pegadinhas”:

1) Com o prefixo sub usa-se o hífen também quando à frente de palavra iniciada por r (para evitar um encontro consonantal br e a consequente modificação de pronúncia), como em sub-região, sub-raça, sub-reptício, sub-reitor, sub-remunerado etc.

2) Com os prefixos circum e pan, usa-se o hífen para fazer a união com palavras iniciadas por m, n e vogal, como em circum-navegação, circum-adjacência, circum-escolar, circum-mediterrâneo, pan-americano, pan-eslavismo, pan-negritude, pan-mítico etc.

3) Com prefixos (ou elementos que podem funcionar como prefixos) como ex, além, aquém, pós, pré, pró, o hífen é sempre usado, como em: além-mar / além-túmulo / aquém-mar / aquém-fronteira / ex-aluno / ex-diretor / ex-prefeito / ex-vice-presidente / ex-xadrezista / pós-graduação pós-escrito / pós-doutorado / pós-operatório / pré-história / pré-vestibular / pré-adolescência / pré-eleitoral / pró-americano / pró-memória / pró-ocidental / pró-desarmamento…

4) Usa-se o hífen para unir duas ou mais palavras que se combinam em encadeamentos vocabulares, como em ponte Rio-Niterói, via São Paulo-Santos, eixo Rio-São Paulo etc.

Saiba mais: O prefixo inter tem o sentido de no interior de, entre, no espaço de.

Veja também em Nova Ortografia:

Ei, oi, nós não temos mais acento!

Como ficar tranquilo sem o trema?

Almas gêmeas e as mudanças na ortografia

Não para o hífen

 

 

 

Deixe um comentário